quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tempo de leitura

Hábito de ler é fundamental para a formação cultural e profissional de um indivíduo. No ambiente corporativo, porém, o desafio é arranjar tempo para atualizar-se. Administre seus horários e mergulhe nas letras



Talita Boros/MBPress

Em plena era da informação, dedicar tempo à leitura não é tarefa fácil para os executivos. Em meio às obrigações diárias, manter-se informado quanto aos assuntos de interesse profissional – ou mesmo pessoal – tem ficado cada vez mais complexo.

Atualmente existe uma demanda crescente para que os executivos tenham know-how e domínio absoluto dos assuntos ligados ao mundo corporativo. Para isso, é necessário que se atualizem com a leitura constante de publicações relacionadas aos temas de interesse da empresa. Difícil mesmo é conseguir conciliar o tempo de leitura e as atribuições no trabalho.

Uma boa saída pode ser determinar um período do dia reservado apenas aos livros e publicações, impressas e/ou eletrônicas (internet). Dessa forma, além de manter-se atualizado, o profissional começará a estimular sua mente a receber as informações de forma mais organizada. Isso irá refletir diretamente na otimização do tempo durante o expediente, pois assim será possível realizar outras tarefas importantes sem abrir mão da leitura diária.

Já para aqueles que não conseguem manter esse planejamento com horário fixo para as letras, outra opção é aproveitar os intervalos entre uma atividade e outra. Caso esse “tempo livre” inexista, o ideal é organizar-se de forma que seja possível incluir em sua agenda pelo menos alguns minutos do dia dedicados à leitura.

O analista de sistemas do Banco Central de Brasília Bernardo Pina mantém o material de leitura sempre à mão para aproveitar o tempo livre entre as tarefas do cotidiano. “Acredito que existem várias brechas de tempo durante o nosso dia”, diz ele. “São essas brechas que eu utilizo para manter vivo o meu hábito de leitura. Carrego sempre um livro guardado na mochila e, mesmo assim, quando não estou com ela, tenho alguns audiobooks guardados no meu celular. Isso me faz sempre ter à mão algo para ler ou ouvir.”

Outra sugestão para os executivos que não conseguem encontrar tempo para ler são os cursos de leitura dinâmica. A maioria deles é de curta duração - em média uma semana - e oferece resultados bastante satisfatórios. Esses cursos não se resumem a dar um treinamento voltado ao aumento da velocidade de leitura. Muitos deles têm por objetivo estimular a concentração, valorizando a memorização do assunto lido.

De acordo com o consultor Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e produtividade pessoal, os cursos de leitura dinâmica funcionam se os participantes fizerem os exercícios sugeridos. “A dica essencial é ler em blocos, em vez de palavras isoladas. Para começar, foque em três palavras por vez. Depois, vá aumentando o número de palavras até conseguir focar na linha toda”, ensina.

Os prejuízos gerados pela pouca ou falta de leitura são inúmeros. A ausência de cultura ou restrição de vocabulário são algumas das conseqüências mais comuns. “Se uma pessoa não tem a preocupação de ler e se manter atualizada, tem grandes possibilidades de perder boas oportunidades para uma pessoa mais culta. Os novos grandes líderes buscam pessoas com um perfil que tenha, além das qualidades técnicas desejadas, conhecimentos gerais sobre temas diversos”, conclui o analista de sistemas Bernardo Pina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário